quarta-feira, 5 de maio de 2010

FAS- FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA TRAZ PRÊMIOS, PALESTRAS E INOVAÇÕES EM PROGRAMAÇÃO PARALELA

FAS: Fórum Estadual de Cultura traz prêmios, palestras e inovações em programação paralela
Clique aqui para enviar esta matéria a alguémClique aqui para imprimir esta matéria
30/04/2010 Gizele Cruz de Oliveira
Foto Edemir Rodrigues
recurso

Corumbá (MS) – Feira de cultura, lançamento de livros, varal de poesias e quiromancia, são algumas das atrações da programação paralela do Fórum Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul (Fesc), que está marcando presença mais uma vez na 7ª edição do festival. “Estamos aqui com muito prazer a convite do governo do Estado em nome do presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros”, diz a presidente do Fesc, Deslanieve Dáspet.

A programação paralela do Fórum Estadual de Cultura este ano trouxe a valorização dos pratas da casa em suas mais variadas vertentes. São atividades envolvendo artes plásticas, dança, artesanato, palestras, literatura e oficinas, todas as atividades de graça em frente ao estande do Fórum, localizado na Praça Generoso Ponce.

“É só chegar aqui e escolher a programação. Estão vindo muitos alunos de escolas aqui do município para conhecer e participar das nossas atividades. Nós trabalhamos com prazer”, revela a presidente, que explica: “Este ano viemos com um diferencial, a nossa programação oferece mais oportunidade de os alunos conhecerem os expoentes artísticos tanto da casa, como de todo Mato Grosso do Sul", completa.

Dentre a programação do Fórum Estadual, está uma homenagem a Agripino Soares, construtor da Viola de Coxo. Agripino é uma das referências quando se trata da música sul-mato-grossense, pois ele é uma das únicas pessoas vivas no Estado aptas a construir artesanalmente uma viola de cocho. A viola é feita a partir de um tronco de madeira inteiriço, que se torna o principal instrumento utilizado para tocar cantigas que acompanham as danças típicas, cururu e siriri, que são apresentadas em festas tradicionais e festejos religiosos de regiões do Pantanal.

Além da entrega do prêmio ao Construtor da Viola de Coxo, a programação se estende na praça. Para quem quiser prestigiar exposições de pintura e fotografia, basta entrar no estande e conhecer trabalhos de artistas plásticos do Estado como Ilton Silva, Tom Barbosa, Kátia Dangel, entre outros. A grande surpresa dessa edição é que no Estande do Fórum tem até Quiromancia. Quem pratica quiromancia é a presidente da Associação Cultural dos Ciganos de Mato Grosso do Sul, Vaneska Duarte.

“Vim aqui para conhecer esse estande, achei interessante porque vi um microfone na frente e caixas de som”, conta a corumbaense e estudante Letícia Ameida, de 12 anos. Os estande do Fórum Estadual de Cultura começa a funcionar às 14 horas, e encerra as atividades às 22 horas.

Thierre Monaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário